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Escrita de Horizontes II - Autobiografia turma 2/24

Apresentação

A Formação que agora se propõe continua a surgir num contexto cada vez mais caracterizado pela dificuldade em levar os alunos a aprender de forma criativa e com prazer. Sendo a escrita uma ferramenta comum a todas as disciplinas, pretende-se, desta forma, que os professores das diversas disciplinas se apropriem de ferramentas que lhes permitam desenvolver momentos de ensino-aprendizagem através da escrita e da leitura para e com os seus alunos. É fundamental que os participantes compreendam as diversas etapas deste processo e reflitam sobre o vínculo de afeto à criatividade e sobre a importância da atitude de quem cria ao pedir um exercício deste tipo. Um dos pontos fortes desta Formação é a adaptação dos instrumentos utilizados na escrita criativa aos conteúdos programáticos das diversas disciplinas. Procura-se uma abordagem em que se procura uma interação entre a escrita e as várias disciplinas e os diversos saberes a elas associadas. O processo de escrita associa-se, de forma muito estreita, também, ao processo de leitura. Ao escrever, o aluno aprende a ler melhor e, consequentemente, desenvolve as suas capacidades de compreensão da matéria lecionada. Ao fazê-lo, inicia todo um processo reflexivo sobre os efeitos dessa leitura em si próprio, o que lhe permite, também, desenvolver a concentração, elemento fulcral para a aprendizagem dos diversos conteúdos. Por outro lado, num mundo que valoriza cada vez mais a criatividade, a capacidade de comunicação e de colaboração, apostar no desenvolvimento da sensibilidade estética e da criatividade do aluno é dar um passo para a preparação do seu futuro.

Destinatários

Professores dos Grupos 200,210,220,300,320,330,340 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,210,220,300,320,330,340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200,210,220,300,320,330,340 e 350.

Objetivos

o Estimular a criatividade; o Estimular a autonomia; o Conhecer estratégias para estimular o potencial criativo; o Descobrir a escrita e a voz de cada um; o Experimentar técnicas de desbloqueio de escrita; o Compreender os processos criativos e como estes se aplicam à escrita criativa; o Promover a leitura de diversos documentos, através do reconhecimento da língua como instrumento de comunicação, reflexão e objeto estético e criativo. o Libertar o imaginário pessoal e a personalidade; o Criar fragmentos introspetivos partindo de motes sensoriais; o Incorporar o universo sensorial na dinâmica das diferentes disciplinas; o Trabalhar o desenvolvimento de quem escreve enquanto personagem, partindo de diálogos e de ação; o Usar a pontuação e as singularidades da língua como mote; o Aprender a importância da revisão e descobrir estratégias para “limpar” o texto; o Partilhar trabalhos e opinar criticamente os trabalhos partilhados, através de diálogos e dinâmicas de grupo. o Desinibir os alunos em relação à escrita, familiarizando-os com as composições escritas, de modo a perderem o medo pelas palavras.

Conteúdos

 Autobiografia;  Poesia;  Cinema;  Música;  Literatura;  Artes gráficas.

Metodologias

 Autobiografia;  Poesia;  Cinema;  Música;  Literatura;  Artes gráficas. Propõe-se a construção de textos, com diversos exercícios, a partir de “detonadores” de escrita, em contexto de grupo e em grupo. Proceder-se-á à análise, discussão e produção de textos.

Avaliação

A avaliação da Formação será feita através da participação dos formandos na resolução das atividades realizadas nas sessões assim como pela entrega de uma breve reflexão individual e de uma autobiografia, refletindo a aplicação dos conteúdos apreendidos na formação nas disciplinas lecionadas pelos docentes. Escala de Avaliação de 1 a 10. Será solicitado, também, o preenchimento de um Inquérito para avaliação da ação e do formador.

Bibliografia

• BALANCHO, Maria e Coelho, Filomena (1994)Motivar os alunos: criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas. Lisboa: Texto Editora• BARBEIRO, Luís (1999) Jogos de Escrita. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional• FONSECA, Irene (1994) Pedagogia da Escrita. Porto: Porto Editora• SENA-LINO, Pedro (2008) Curso de escrita criativa II, Uma costela de quem? Um manual de construção de personagens. Lisboa: Porto Editora.• TORDO, João (2020) Manual de sobrevivência de um escritor ou o pouco que sei sobre aquilo que faço. Lisboa: Companhia das Letras.

Formador

Paulo Moniz Alexandrino Martins

Início: 11-04-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121646/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias