Consciencializar para uma cidadania intercultural na aula de inglês - metodologia e conceção de recursos didáticos turma 10/24

Apresentação

A inclusão da ação no plano de atividades do centro de formação justifica-se pela necessidade de oferta formativa na área cientifico-didática dos docentes de inglês. No caso desta ação em particular, o objetivo é o de fornecer aos professores de inglês uma base de trabalho a nível teórico, metodológico e prático para conceber recursos didáticos para trabalhar com os alunos uma cidadania intercultural transversalmente ao ensino das competências linguísticas de speaking, listening, reading e writing. Estando o posicionamento global da língua inglesa a entrar num paradigma de língua franca importa formar os alunos de inglês como falantes globais com capacidade para comunicar em contextos cultural e etnicamente diversos, tendo o próprio ensino da língua de se adaptar às circunstâncias mutáveis do mundo em que vivemos. Pretende-se que o ensino da língua possa ser entendido também como uma prática social através de tarefas que permitam aos alunos desenvolver criticamente o pensamento sobre noções como cultura, etnocentrismo, diferença ou estereótipo. Pretende-se que através desse curso os formandos contactem com uma diversidade de suportes (video, literatura, cinema, imprensa, cartoons, fotografia, música e arte) que permitem a conceção de recursos conducentes à aplicação de metodologias de consciencialização intercultural e de desenvolvimento da competência comunicativa intercultural

Destinatários

Professores dos Grupos 220, 330

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220, 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220, 330.

Objetivos

- Capacitar cientificamente os professores de inglês para a área da educação intercultural. - Fornecer o enquadramento teórico subjacente ao desenvolvimento da competência comunicativa intercultural (culture, globalization, difference, stereotype, intercultural speaker, intercultural citizenship,intercultural awareness, intercultural communicative competence) - Conhecer o enquadramento programático e de referência para o ensino do inglês no que diz respeito à competência intercultural (Programas, Metas Curriculares para o 3º ciclo, Aprendizagens Essenciais, Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino das Línguas) - Conhecer as metodologias para o ensino da competência comunicativa intercultural - Analisar e conceber recursos didáticos para aplicar as metodologias de desenvolvimento da competência comunicativa intercultural através das competências de receção (reading, listening) e de produção (writing, speaking).

Conteúdos

Módulo 1: Primeiro encontro; Enquadramento teórico e metodológico (5h) - Primeiro encontro – Socialização. Abordagem aos conteúdos/temas identificados na ação e ao processo de avaliação. - Conceitos teóricos relativos aos campos da cultura, da interculturalidade, da cidadania intercultural. - Dimensões éticas do ensino da competência intercultural. - A competência intercultural nos documentos de referência para o ensino do inglês (Programas, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais, QECRL) Módulo 2: Abordagens metodológicas (4h) - Métodos de consciencialização intercultural (IA-intercultural awareness): comparativo, comportamental, experiencial, cognitivo, reflexivo, cooperativo. - Desenvolvimento da competência comunicativa intercultural (ICC-intercultural communicative competence) - Recomendações éticas e metodológicas subjacentes à criação de recursos didáticos para a formação de falantes/cidadãos interculturais. Módulo 3: Consciencializar para a cidadania intercultural através das competências de leitura, compreensão e produção oral. (8h) Metodologias a adoptar, contacto com diferentes recursos, criação de um recurso didático, discussão. Módulo 4: Consciencializar para a cidadania intercultural através da ampliação de competências de escrita e de aquisição/uso de vocabulário (8h) Metodologias a adoptar, contacto com diferentes recursos, criação de um recurso didático, discussão. - Elaboração do relatório final

Metodologias

O curso será ministrado através de uma metodologia teórico-pratica. Os módulos 1 e 2 são totalmente teóricos. Os módulos 3 e 4 consistem numa breve abordagem teórica em que se apresentam e discutem o âmbito, limites, vantagens dos recursos didáticos apresentados e a restante parte prática que assumirá várias formas desde a análise de recursos existentes em manuais adotados à conceção de novos recursos didáticos e à discussão da sua pertinência e da sua aplicabilidade. Para a parte teórica, disponibilizar-se-ão materiais de apresentação e reflexão em diferentes formatos para despoletar a discussão (textos teóricos, artigos de imprensa, vídeos de abordagem teórica). Na parte prática, haverá lugar a interação, através de momento de discussão e também de conceção e de apresentação de recursos.

Avaliação

- Participação nas atividades propostas (qualidade, frequência, cumprimento de prazos) - Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de conhecimentos científicos e profissionais. - Relatório final individual (exposição e pertinência de pontos de vista, qualidade de argumentação, correção) - Avaliação na escala de 1 a 10

Bibliografia

Bravo, C., Duarte, E. e Cravo A. (2015) Metas Curriculares de Inglês Ensino Básico 2º e 3º Ciclos, Lisboa: Cadernos de ApoioBaker, Will (2011) “Intercultural Awareness: Modelling an understanding of cultures in intercultural communication through English as a lingua franca”, Language and International Communication 11 (3), 197-214Campos, Ana Tristana Solano (2009) “Strategies to Raise Cultural Awareness and Create Multicultural Materials and Activities in the Language Classroom”, Revista de Lenguas Modernas, nº 11, 383-390Frank, Jerrold (2013) “Raising Cultural Awareness in the English Classroom” English Teaching Forum, Nr 4, 2013, 2-11Holmes, Prue and Fred Darvin eds (2016) The Cultural and Intercultural Dimensions of English as a Lingua Franca, Bristol and Ontario: Multilingual Matters

Formador

Célia Maria da Costa Baixa

Início: 21-05-2024
Fim: 25-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123170/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias