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Medidas seletivas e adicionais no suporte a aprendizagens significativas (RTP e PEI) turma ACD 6B/24

Apresentação

Pertinência da consciencialização da comunidade educativa sobre a implementação de Medidas Seletivas e Adicionais. Relevância da participação ativa da comunidade educacional na troca de experiências e estratégias que promovam a inclusão de todos os alunos nos processos de aprendizagem. Motivação e envolvimento dos docentes em pedagogias cada vez mais diferenciadas e adequadas a todos os alunos. Promover e envolver os docentes em práticas pedagógicas colaborativas.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Aprofundar conhecimentos sobre Medidas Seletivas e Adicionais consagradas pelo Dec-Lei nº 54/2018, com a redação conferida pela lei nº 116/2019. • Aprofundar conhecimento para a aplicação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (MSAI): adaptações curriculares não significativas e significativas. • Refletir sobre práticas pedagógicas com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). • Promover o trabalho colaborativo e o diálogo interdisciplinar

Conteúdos

- As medidas seletivas e a sua abrangência pedagógica de acordo com o art.º 9º do Dec-Lei nº 54/2018 na redação conferida pela Lei nº 116/2019: a) Os percursos curriculares diferenciados; b) As adaptações curriculares não significativas; c) O apoio psicopedagógico; d) A antecipação e o reforço das aprendizagens; e) O apoio tutorial. - As medidas adicionais e a sua abrangência pedagógica de acordo com o art.º 10º do Dec.-Lei nº 54/2018 na redação conferida pela Lei nº 116/2019: a) A frequência do ano de escolaridade por disciplinas; b) As adaptações curriculares significativas; c) O plano individual de transição; d) O desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino estruturado; e) O desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social. - A elaboração do Relatório Técnico-pedagógico e das respetivas Adaptações Curriculares Não Significativas; - A elaboração do Programa Educativo Individual e das respetivas Adaptações Curriculares Significativas.

Metodologias

A ação irá decorrer em duas sessões online distintas de 2h30m cada. Salienta-se os conteúdos pedagógico-científicos serão apresentadas em estreita ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Nos momentos mais expositivos recorre-se à projeção de informação utilizando aplicações informáticas, apresentação multimédia (Imagens, músicas, filmes e apresentações PowerPoint); Dinâmica de trabalhos em pequeno grupo. Promoção de debate e interação entre todos os participantes, formadores e dinamizadores. Ação a decorrer totalmente em via Teams

Bibliografia

Cohen, A., Fradique, J., & Ferreira, N. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular (1st ed.). Lisboa: Raiz Editora. Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: propostas e estratégias de ação (1st ed.). Porto: Porto Editora. Decreto-Lei n.º 54/2018, 6 de julho de 2018. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Decreto-Lei n.º 55/2018, 6 de julho de 2018. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Ferreira, M., (2017). Guia para uma pedagogia diferenciada em contexto de sala de aula – Teoria, práticas e desafios. Coleção de Guias Educacionais. Lisboa: Coisas de Ler. Lopes, J. e Silva, H., (2020). 50 Técnicas de Avaliação Formativa. Pactor. Nunes, C., & Madureira, I. (2015). Desenho universal para a aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, 5(2), 126-143. Pereira, F.et al (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação (DGE).

Formador

Tânia Sofia dos Santos Bogalho Henriques

Início: 08-04-2024
Fim: 15-04-2024
Acreditação: ACD 13
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 5 h
Local: Agrupamento de Escolas Queluz-Belas