254

Fundamentos para o suporte à Parentalidade nos contextos Escolar, Social e Comunitário turma ACD 9/24

Apresentação

Cuidar e educar as crianças é a tarefa mais importante das sociedades humanas. No entanto, o exercício da parentalidade não é fruto do instinto, da conjugação das estrelas, fado ou bom destino. Resulta de processos de elevada complexidade, que implicam a interação de múltiplos fatores, onde se incluem os valores e hábitos culturais e a rede de suporte social de cada família e de cada criança. Este conjunto de sessões desenvolve conceitos chave, que permitem refletir e potenciar o suporte aos cuidadores e educadores, no contexto escolar, social e comunitário.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Informar e sensibilizar os profissionais para: a) O conceito de parentalidade positiva ou consciente; b) O impacto da cultura no exercício da parentalidade e no desenvolvimento das crianças; c) Os principais determinantes da parentalidade; d) As tarefas da parentalidade e competências requeridas aos cuidadores e educadores, ao longo da infância. • Promover a reflexão crítica dos profissionais sobre as dinâmicas de base comunitária e as intervenções de suporte à parentalidade, nos contextos em que intervém (escolas e serviços sociais e comunitários).

Modelo

Questionário Final

Observações

25 Docentes e outros profissionais que trabalham com crianças e suas famílias, desempenhando funções de suporte ao exercício da parentalidade.

Início: 08-05-2024
Fim: 16-05-2024
Acreditação: ACD16/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrup. Escolas Queluz-Belas - E.B.1 Nº2 Queluz- Biblioteca