Construir pontes: ferramentas digitais para uma educação interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas. turma 28/25

Apresentação

Com esta ação de formação pretende-se enfatizar a interdisciplinaridade como metodologia geradora de mais autonomia aos discentes, pois serão estimulados a encontrar soluções para os desafios quotidianos. Nesta metodologia os conteúdos das diversas áreas disciplinares complementam-se para integrar um único assunto, facilitando a formação integral dos alunos. As TIC constituem-se como ferramenta de trabalho que permite esta interdisciplinaridade, e facilita a interação entre alunos/professores, professores/professores e alunos/alunos, promovendo o trabalho colaborativo.

Destinatários

Professores dos Grupos 400, 410, 420 e 430

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 400, 410, 420 e 430. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 400, 410, 420 e 430.

Objetivos

Com a presente ação de formação pretende-se atingir nos seguintes objetivos: • Refletir sobre as transformações que as TIC trouxeram à educação. • Sensibilizar para a utilidade das TIC nas abordagens interdisciplinar. • Promover competências digitais, aos docentes, no âmbito interdisciplinar das CSH. • Utilizar as ferramentas digitais na realização de tarefas de trabalho colaborativo. • Analisar como o uso das TIC pode aproximar, pedagogicamente, alunos e professores, favorecendo a aprendizagem.

Conteúdos

1ª sessão (Sessão presencial - 3.00h):  Apresentação da ação de formação, das formadoras e dos formandos.  Construção do Diário de Aprendizagem, utilizando uma ferramenta digital: Site (Google Sites)  Informação sobre a realização do trabalho autónomo. 2ª Sessão: Influência das TIC na educação (Sessão síncrona - 3:00h):  As potencialidades da tecnologia para a aprendizagem  A importância das competências digitais no perfil do professor contemporâneo.  Discussão e apresentação da análise efetuada, utilizando aa ferramenta digital Venngage. 3º Sessão: O trabalho interdisciplinar (sessão síncrona - 3:00h)  Metodologia de projeto.  Ferramentas digitais colaborativas: Wikijornal. 4ª Sessão: Pensamento crítico (sessão presencial - 3:00h)  Ferramenta digital Kialo: debates e opiniões sobre diversos temas. 5ª Sessão: Ferramentas digitais (sessão síncrona - 3:30h)  Google Earth  Artsteps 6ª Sessão: Pensar projetos interdisciplinares (sessão síncrona - 3:30h)  Início da criação de um projeto interdisciplinar para desenvolver como trabalho final. 7ª Sessão: Inteligência Artificial (IA): um desafio (sessão síncrona - 3:00h)  O que é a IA?  Exemplo de aplicações. 8ª Sessão: Apresentação dos trabalhos finais (Sessão presencial - 3.00h).

Avaliação

Trabalho presencial 50% ­ Dinâmica da participação: pontualidade, empenho e disponibilidade (0,5 valor); ­ Qualidade das intervenções: assertividade, oportunidade, pertinência e clareza (1 valor); ­ Execução das tarefas: tempo, adequabilidade e grau de envolvimento (2 valores); ­ Apresentação oral do trabalho final (1,5 valores). Trabalho autónomo (50%) ­ Portfolio: organização, quantidade e qualidade o Construção do site: registo que demonstrem o acompanhamento da formação (1 valor) o Qualidade dos materiais produzidos: rigor, fundamentação, coerência, apresentação e cumprimento de prazos (2 valores) o Projeto interdisciplinar (1 valor) ­ Relatório final (1 valor)

Bibliografia

Aguilar-Cuesta, Ángel Ignacio; Colomo-Magaña,Ernesto; Ruiz-Palmero, Julio. O papel da tecnologia educacional nas Ciências Sociais. Texto livre: Linguagem e tecnologia, V. 17. 2024Alves, Nuno de Almeida, et al. - TIC no Ensino Secundário: usos e mediações. P. 87-95, disponível em https://journals.openedition.org/sociologico/861?lang=enHolmes, Wayne, et al. – Artificial Intelligence and Education - A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law. Council of Europe, 2022Mucheroni, Marcos Luiz; Paletta, Francisco Carlos; Silva, José F. Modesto. Transdisciplinaridade nas Ciências Sociais e Tecnologia: a questão das humanidades digitais. Universidade Aberta. Lisboa, 2021.Pimenta, Carlos. Interdisciplinaridade nas Ciências Sociais. Lisboa: Editora Humos, 2013

Início: 22-09-2025
Fim: 12-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130830/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Online