
Avaliação formativa e sumativa e os seus contributos para a regulação da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem turma 21/25
Apresentação
A proposta da Oficina de Formação no âmbito da temática da avaliação com especial incidência na exploração de modalidades e usos da avaliação sumativa e formativa, na qualidade de registos associados à regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, surge articulada com as necessidades de formação, sinalizadas pelos professores dos Agrupamentos de Escolas do Centro de Formação de Escolas Novafoco.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico,Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico,Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Problematizar os conceitos de avaliação formativa e sumativa, usos e contributos de ambas as modalidades de avaliação Debater questões da avaliação do ponto de vista teórico e prático- o que fazemos, como e para quê. Identificar um conjunto de práticas de avaliação formativa desenvolvidas em contextos de aprendizagem Produzir conjuntamente instrumentos e recursos que permitam, aos professores e aos alunos, regularem os processos de ensino e de aprendizagem, de modo a aferirem a sua evolução e os seus progressos no sentido da melhoria dos resultados alcançados. Explorar potencialidades e constrangimentos associados à prática regular da avaliação formativa e sumativa, em sala de aula e no ensino remoto, bem como as formas de os ultrapassar
Conteúdos
Módulo I Em torno do Conceito de Avaliação 1. Dimensões da Organização e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem 2. Importância da Comunicação Pedagógica 3. Exploração do conceito de avaliação (polissemia do termo) 4. Representações dos professores face à natureza e finalidade da avaliação (formativa e sumativa) no seu sentido lato 5. Princípios da Avaliação Pedagógica (4,5 horas) Módulo II Modalidades e Registos de Avaliação 6. Diversificação de modalidades de avaliação pedagógica e seus usos 7. Exploração de usos e potencialidades, desafios e limitações de múltiplas modalidades de avaliação formativa e sumativa 8. Complementaridade dos diferentes registos e usos da avaliação: objetividade; credibilidade e rigor do processo avaliativo (4,5 horas) Módulo III Conceção e exploração de registos de avaliação pedagógica 9. Conceção e aplicação de instrumentos de avaliação formativa e sumativa (o que fazer, como fazer e para quê?) 10. Articulação entre os instrumentos de recolha de informação [formativa e sumativa] na construção de um feedback sustentado aos alunos e como estratégia de monitorização de processos didáticos, pedagógicos e curriculares 11. Avaliação formativa e distribuição de Feedback como prática facilitadora da auto e heteroavaliação dos alunos 12. Avaliação sumativa e distribuição de Feedback como prática facilitadora da auto e heteroavaliação dos alunos 13. Articulação das práticas de avaliação formativa e sumativa com os critérios de avaliação e sistema de classificação propostos pelo grupo disciplinar / departamento curricular / conselho de docentes (8 horas) Módulo IV - Exploração dos Usos da avaliação formativa e sumativa, no Ensino Presencial e Remoto 14. Potencialidades e constrangimentos associados à integração de práticas de avaliação formativa em sala de aula e em ensino remoto/à distância 15. Avaliação formativa e sumativa e o envolvimento dos alunos na construção de registos e na definição de critérios de avaliação 16. Contributos de ambos os registos de avaliação (formativa e sumativa) para a transformação das práticas de ensino e de avaliação das aprendizagens 17. Pistas de atuação pedagógica presente e futura em cenários diferenciados de ensino/aprendizagem: i)Escassez de espaços e tempos para trabalho colaborativo (tempos formais e informais); ii) Ausência de interação física em cenários de ensino remoto; iii) Pressões e expetativas face ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade (regime presencial/remoto); iv) Dilemas da avaliação externa e interna dos sistemas de ensino. 8 horas)
Avaliação
Participação nas sessões; Realização e envolvimento em diversificadas tarefas propostas no decorrer da formação. Produção escrita, individual, que reflicta o grau de apropriação dos conteúdos explorados e a sua aplicabilidade em contexto a prática profissional Questionário e Relatório Final. A avaliação aplicada de 1 a 10 valores.
Bibliografia
Abrecht, R. (1991). Lévaluationformative: Une analyse critique. Bruxelles: De BoeckFernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In J. M. De Ketele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988]Machado, E. A. (2019). Feedback. Texto de apoio à formação - Projeto MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.Fernandes, D. (2008a). Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Lisboa: Texto Editores.Fernandes, D. (2011a). Avaliar para melhorar as aprendizagens: Análise e discussão de algumas questões essenciais. In I. Fialho & H. Salgueiro (Eds.), Turma Mais e sucesso escolar:
Formador
Ana de Lurdes Videira Sérgio