
8.ªs Jornadas Pedagógicas do AEAMS - Projetar o nosso Futuro! turma F/25
Apresentação
i) Planear o projeto de futuro da Escola, em termos globais, e no Agrupamento em termos particulares, eis o mote para as 8ªs Jornadas Pedagógicas do AE Agualva Mira Sintra (AEAMS). As temáticas de jornadas pedagógicas dos anos anteriores - saúde mental e os desafios da escola plural-, fomentaram a reflexão em torno do agir para uma cultura de bem-estar e de relação que sustentem práticas educativas inclusivas e de sucesso. Da atualidade mais recente emergem novos desafios: a Inteligência Artificial (IA); a Multiculturalidade (Somos Todos Mundo versão 2.0) e o Bem-Estar: práticas e caminhos a empreender. É nesta perspetiva de olhar o futuro que se propõe o encontro pedagógico, que permita a consolidação e a celebração de uma escola saudável, plural e inclusiva. ii) A Inteligência Artificial (IA) e os desafios da educação convidam à reflexão em torno dos papéis do aluno e do professor no processo de ensino aprendizagem. Não obstante as vantagens conhecidas, há um conjunto de riscos éticos e sociais subjacentes ao acesso e uso de ferramentas de IA. iii) Multiculturalidade: Somos Todos Mundo numa versão 2.0 convida ao exercício de celebrar práticas de interculturalidade no agrupamento e à reflexão de novos desafios: no acolhimento de alunos e famílias migrantes, minorias étnicas e a gestão do currículo com alunos de PLNM. iv) Bem-Estar: Das Práticas aos Desafios – onde estamos e para onde queremos ir! Temática que congrega a celebração das práticas relacionais, de auto e hetero cuidado, de comunicação positiva e não-violenta. Refletir sobre as competências socioemocionais nos diferentes interlocutores e agentes educativos, que promovam uma cultura de reconhecimento do outro como singular e único.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Possibilitar aos diferentes agentes educativos – diretor, professores, alunos, pessoal não docente e agentes da comunidade local - a partilha e o cruzamento de testemunhos decorrentes das experiências . • Dar a conhecer projetos de relevância pedagógica em curso no agrupamento de escolas. • Esclarecer, debater e reflectir em torno de práticas educativas: do acolhimento ao currículo, da avaliação à aprendizagem plural. • Desafiar os professores, alunos e demais agentes educativos a pensarem conjuntamente os processos de ensino, no sentido da contínua melhoria da promoção da qualidade do sucesso educativo. • Possibilitar a formação entre pares por via da criação de espaços e tempos de partilha e reflexão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem. • Contribuir para o bem-estar comum, numa lógica de reforço dos laços de cooperação, colaboração e inclusão, de todos os profissionais que trabalham no AEAMS. • Dar voz aos alunos, encarregados de educação e outras forças vivas da comunidade, com o propósito de enriquecer perspetivas e alargar horizontes.
Conteúdos
8 de julho 8h45 Check-In 9h Dinâmica relacional pela equipa do Relational Lab 9h15 – 10h45 (1:30 min.) Sessão de Abertura: Projetar o Nosso Futuro. Os olhares internos do agrupamento e a visão do perito externo. Reafirmação do plano de inovação e do projeto educativo de uma escola plural para todos! 10h45 – 11h Intervalo 11h – 13h (2 horas) Inteligência Artificial: Os desafios na educação! Oradora convidada da Academia. 13h3– 14h Almoço 14h-17h (3 horas) Multiculturalidade: Somos Todos Mundo versão 2.0 Debate e reflexão em torno de ações educativas do agrupamento sobre o acolhimento de alunos e famílias migrantes com a equipa de PLNM e mediadora linguística; a intervenção na comunidade cigana com os mediadores culturais e o envolvimento de parceiros locais para a promoção da inclusão e do sucesso educativo. 17h Momento Cultural – encerramento do dia Total dia 8 de julho - 6h 30min. 9 de julho 8h45 Check-In 9h Dinâmica relacional pela equipa do Relational Lab. 9h15 – 10h45 (1:30 min.) Bem-Estar: Das Práticas aos Desafios – onde estamos e para onde queremos ir! Participação da equipa do PESES e do Bem-Estar do agrupamento, bem como o debate em torno dos contributos do Relational Lab na comunidade educativa: docentes e não docentes. 10h45 – 11h Intervalo 11h – 13h (2 horas) Bem-Estar: Das Práticas aos Desafios – onde estamos e para onde queremos ir! Participação da equipa técnica do GAAF/SPO (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família/Serviço de Psicologia e Orientação) com o debate em torno da comunicação não violenta – uma ferramenta pedagógica do acolhimento ao exercício de ser professor na gestão de situações de conflito e de indisciplina, contributos da psicologia positiva para o bem-estar e o sucesso educativo. 13h – 14h Almoço 14h-17h (3 horas) Workshops Relacionais: Treino de Competências Socioemocionais. 17h Momento Cultural – encerramento do dia Total dia 9 de julho - 6h 30 min. Total dos dias 8 e 9 de julho: 13h
Metodologias
Metodologias expositivas e ativas assentes na partilha de experiências e práticas. Reflexão sobre a atuação pedagógica no sentido da sua melhoria.
Avaliação
Avaliação dos formandos por meio de questionário reflexivo com finalidade de incidir sobre: 1. Impacto da reflexão-ação em torno da temática veiculada pelas Jornadas nas práticas educativas e pedagógicas em contexto escolar. 2. Aferição de sugestões de estratégias e medidas a implementar no contexto educativo que fomente uma cultura de escola saudável. Parâmetros de avaliação: • Participação nas Jornadas 50% (12,5% por cada bloco de 3h (Manhã/Tarde de cada dia) • Questionário reflexivo: 50% • Escala de avaliação: 1 a 0 valores
Anexo(s)
Formador
Maria Joana de Santos Inácio Vicente