
Ser TEIP é oportunidade - Não Docente turma ACD18B/25
Apresentação
1. Com esta ação, pretende-se: • Capacitar os docentes e motivá-los para o desenvolvimento do trabalho no âmbito do Programa TEIP4; • Habilitar os docentes para tomarem decisões mais flexíveis e inovadoras nas suas intervenções educativas; • Incentivar o cumprimento de planos de ação que resultem de uma relação de confiança entre todos os agentes da comunidade educativa; • Fomentar o desenvolvimento profissional e inovação pedagógica, com a adoção de novas metodologias e recursos didácticos para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem; • Fortalecer a colaboração entre os diversos agentes da comunidade educativa, com promoção da articulação entre a escola, as famílias e os parceiros locais; • Reforçar a escola como um agente educativo central na vida da comunidade, respondendo de forma eficaz às necessidades sociais e culturais; • Implementar estratégias cooperativas e colaborativas que garantam a inclusão de todos os alunos e reduzam a desigualdade e a discriminação, bem como o abandono escolar e o absentismo.
Destinatários
CSAE - Chefe de serviços de administração escolar CT - Coordenador técnico EO - Encarregado operacional
Objetivos
• Maior envolvimento dos docentes; • Fortalecimento da identidade e imagem do Agrupamento Aqua Alba; • Utilização proveitosa das oportunidades do TEIP4; • Melhoria dos resultados.
Conteúdos
1. Enquadramento • Breve introdução sobre o contexto: a entrada no Programa TEIP4, os desafios que se colocam e a perceção de que esta é uma oportunidade para reforçar a união, o envolvimento e a esperança entre docentes e comunidade escolar; 2. Diagnóstico/Justificação • Identificação de pontos concretos: sentimento de dispersão entre docentes, necessidade de reforçar identidade e coesão, perceção de que ser TEIP pode ser visto como estigma, mas deve ser encarado como oportunidade estratégica; 3. Objetivos da proposta TEIP • Promoção da união interna e espírito de equipa, valorização do papel de cada docente no Projeto Educativo, transformação da pertença ao programa numa alavanca para inovação e melhoria; 4. Medidas e Atividades propostas • Exemplos de ações exequíveis, com partilha de boas práticas e reforço da identidade coletiva.
Metodologias
Comunicação do convidado e palestrante.
Modelo
Questionário Final de Avaliação
Observações
Formação exclusiva para os docentes do Agrupamento de Escolas Aqua Alba
Formador
Luís Manuel Bernardes da Conceição